PARÓQUIA CELEBRA A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

PARÓQUIA CELEBRA A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Neste dia 30 de maio, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios celebrou solenemente a Festa da Coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês mariano. Trata-se de uma tradição muito antiga na Igreja Católica. Em Nossa Senhora dos Remédios a tradição vem desde o início da instalação da Paróquia. A Santa Missa foi presidida por Padre Adão Ribeiro e transmitida pelas redes sociais oficiais da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.
A Santíssima Virgem, palácio real, em que o Rei dos séculos se revestiu de carne humana, é saudada na Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, como Senhora e Rainha.
Para recordar tal dignidade, entre outros obséquios divulgou-se o costume de coroar com coroa régia imagens da gloriosa Mãe de Deus, de insigne veneração popular.
O costume de representar Nossa Senhora coroada com diadema real foi-se propagando desde os tempos do Concílio de Éfeso, tanto no Oriente como no Ocidente. Os artistas cristãos frequentemente pintavam a gloriosa Mãe do Senhor assentada em trono real, ornada de insígnias régias e rodeada de uma corte numerosa de anjos e santos. Nessas imagens por vezes aparece o Divino Redentor cingindo a Mãe com coroa refulgente.
Mas o costume de coroar imagens da Virgem Santíssima foi divulgado por piedosos cristãos, tanto religiosos como leigos, nas regiões do Ocidente, principalmente no fim do século XVI.
Os Sumos Pontífices não só aprovaram essa forma de piedade popular, mas "muitas vezes eles próprios, com suas mãos ou por Bispos delegados, ornaram com o diadema imagens de insigne veneração pública".