Diácono Paulo Sérgio é transferido para servir na Paróquia de Santo Antônio

Diácono Paulo Sérgio é transferido para servir na Paróquia de Santo Antônio


O Diácono Paulo Sérgio deixará a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para compor a comunidade de clérigos que estará a serviço da Paróquia Catedral de Santo Antônio em Campo Maior. O Diácono chegou à Nossa Senhora dos Remédios em 23 de novembro de 2019, mesmo dia de sua ordenação diaconal. A ordenação sacerdotal do Diácono Paulo Sérgio está marcada para 22 de agosto de 2020, em Campo Maior.

Durante seu ministério em Nossa Senhora dos Remédios, o Diácono Paulo residiu na Casa Paroquial, além de auxiliar Pe. Adão na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Porto-PI. O ministério diaconal é caracterizado pelo serviço que se dá na visita aos enfermos levando-lhes a comunhão e também no anúncio da Palavra de Deus e cuidado para com a liturgia da Igreja.

Seu ministério foi marcado ainda pelo trabalho realizado junto com a PASCOM Paroquial para as transmissões da Santa Missa pelas redes sociais e pelo rádio, além da criação do Site da Paróquia.

Conheça um pouco mais sobre o Diác. Paulo Sérgio:

Diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento é filho de Paulo Monteiro do Nascimento e Francisca Lima do Nascimento. É o segundo de quatro irmãos. Nasceu em 06 de março de 1986, na cidade de Capitão Poço, Estado do Pará. Seus pais haviam deixado a região de Castelo do Piauí no ano de 1983 para fixarem-se no nordeste do Estado do Pará, território da Diocese de Bragança.

Foi batizado em 06 de abril de 1986, na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio Maria Zaccaria – Capitão Poço – PA, Diocese de Bragança, pela religiosa Irmã Arael Batista.

Em 1991, aos 5 anos de idade, sua família retorna ao Piauí, passando a residir no Bairro Santa Cruz, em Campo Maior.

Entrou para a Catequese aos 9 anos de idade, recebendo a Primeira Eucaristia das mãos de Pe. Celso Ferreira dos Santos, em 10 de dezembro de 1995 na Capela de Santa Cruz, até então pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Desde a referida data, passou a fazer parte do Grupo Cruzada Eucarística e do grupo de Coroinhas da Capela de Santa Cruz, sob o cuidado pastoral das Irmãs Josefinas.  Foi no grupo de Coroinhas que nasceu a vocação sacerdotal, como uma resposta ao desejo de melhor servir a Deus e à Igreja.

Em 2000 muda-se com sua família para o Bairro Cidade Nova (Campo Maior-PI), onde passou atuar no grupo de Coroinhas, liturgia e Catequese de Crianças.

Foi crismado em 13 de outubro de 2002, por Dom Eduardo Zielsk, na Igreja Catedral de Santo Antônio.

Toda a sua formação escolar aconteceu em escolas públicas de Campo Maior. Cursou da alfabetização à 3ª série na Unidade Escolar José Olimpio da Paz; a 4ª série no Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade; da 5ª a 8ª série, no Colégio Valdivino Tito; e o Ensino Médio, no Colégio Prof. Raimundinho Andrade, concluindo sua educação básica em dezembro de 2004.

Ingressou no Postulantado da Ordem dos Mercedários em fevereiro de 2007. Fez sua formação filosófica entre 2007 e 2009 no Instituto São Boaventura, em Brasília-DF. Em dezembro de 2009, ingressou no Noviciado Mercedário, em Salvador-BA, deixando-o em 12 de outubro de 2010, após livre decisão pessoal.

Em 2011, inicia o Curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí, no Campus Prof. Antônio Giovani Sousa, em Piripiri, concluindo-o em 2015, ano em que obteve aprovação no XVII Exame unificado da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Na vida profissional, trabalhou como vendedor em 2006 em loja de departamentos; em 2012 trabalhou como Agente de pesquisa e mapeamento no IBGE – Campo Maior; e de 2013 a 2015 como Técnico de Apoio Administrtivo e escrivão Ad hoc na Polícia Civil do Piauí, lotado na 5ª Delegacia Regional de Campo Maior.

Em 04 de fevereiro de 2016, passou a residir no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus , onde cursou os estudos teológicos, concluindo-os em 07 de dezembro de 2019.

Foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras em 23 de junho de 2017, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Foi instituído no Ministério do Leitorado em 02 de fevereiro de 2018, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Campo Maior, Piauí. Recebeu o Ministério do Acolitado em 20 de janeiro de 2019, na Capela de São Francisco, Bairro Cidade Nova, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Campo Maior-PI.

Foi ordenado Diácono no dia 23 de novembro de 2019 por Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora Remédios, em Nossa Senhora dos Remédios-PI e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Porto-PI. Em 1º de julho de 2020 passa a exercer seu ministério na Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI.