Comunidade remediense agradece o trabalho pastoral de Pe. Adão Ribeiro

Comunidade remediense agradece o trabalho pastoral de Pe. Adão Ribeiro


A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, que a partir do dia 1º de julho terá Pe. Claudinei como novo Administrador, agradece ao Pe. Adão Ribeiro de Oliveira pelo trabalho pastoral junto à comunidade católica de Nossa Senhora dos Remédios.

Padre Adão Ribeiro administrava a Paróquia desde o dia 13 de outubro de 2019. A missão era exigente pois também é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto.

Dada a necessidade pastoral, Pe. Adão contou com o auxílio do Diácono Paulo Sérgio, ordenado em 23 de novembro de 2019. A Administração de Pe. Adão na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi tranquila. O clérigo procurou ao máximo conservar a Paróquia, seus bens e suas pastorais e prepará-la para receber um novo pastor. Foi responsável por conduzir a Festa da Padroeira em outubro de 2019. Sua administração foi ainda marcada pela chegada da Pandemia do novo Coronavirus, que fez com que as celebrações de missas e sacramentos ocorressem sem a presença de fiéis, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias. Embora sem a presença de fiéis, Pe. Adão contou com a grande ajuda da PASCOM para as transmissões da Santa Missa pelas redes sociais e pelo rádio, afim de que os fiéis não ficassem sem o alimento espiritual da Palavra e da Eucaristia, ainda que à distância.

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios agradece esse grande Padre, valente, corajoso e experiente na pastoral.

Conheça um pouco mais sobre Pe. Adão:

Padre Adão Ribeiro de Oliveira, filho de Erasmo da Silva Oliveira e Maria de Nazaré Ribeiro de Oliveira. É o quinto filho de 11 irmãos. Nasceu em 22 de junho de 1961, na Fazenda Santa Rosa, município de Altos, Estado do Piauí.

Foi batizado em 14 de outubro de 1961, na Igreja Matriz de São José, em Altos, pelo Pe. José Machado Coelho.

Recebeu a Primeira Eucaristia das mãos de Pe. Luis Brasileiro no ano de 1976 na Igreja matriz de São José, em Altos. Quando jovem, participou da Pastoral da Juventude.

Foi crismado em outubro de 1989, por Dom Abel Alonso Nunes, na igreja de São Benedito, em Beneditinos-PI.

Estudou nas seguintes escolas: Unidade Escolar Mucambo, U. E. Altina Pestana, U. E. Mário Raulino, Ginásio Pio XII (Altos-PI) e Antonio Freitas (José de Freitas-PI).

Ingressou no Seminário Menor em 1980, fazendo experiência nas cidades de Jacarezinho, Estado do Paraná, e em Cruzeiro do Sul, no Acre, tempo em que também cursou o ensino médio.

Fez sua formação filosófica entre os anos de 1983-1985 no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI. Fez seus estudos de Teologia nos anos de 1986-1989 também no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, Teresina-PI.

Durante o tempo de estudos do Seminário Maior, fez experiências pastorais em diversas comunidades da Arquidiocese de Teresina: Parque Piauí, Vila Santa Cruz, Remanso e Salobro e ainda, na cidade de Beneditinos-PI, Diocese de Campo Maior.

Antes de entrar para o seminário, Pe. Adão trabalhou em diversas atividades, principalmente agrícolas e comerciais.

Foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras em 10 de junho de 1988, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Foi instituído nos Ministérios do Leitor e Acólito em 28 de maio de 1989, na igreja Catedral de Santo Antônio, Campo Maior, Piauí.

Foi ordenado Diácono no dia 02 de dezembro de 1989 por Dom Abel Alonso Nuñes, na igreja Matriz de São Benedito, em Beneditinos-PI.

Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, no primeiro semestre de 1990.

Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1990, por Dom Abel Alonso Nuñez, em José de Freitas-PI.

Em seu ministério sacerdotal, esteve à frente das seguintes paróquias:

1ª - Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, Buriti dos Montes (julho de 1990 – março de 1994);

2ª – Paróquia São José, Cabeceiras do Piauí (julho de 1994 – janeiro de 2004);

3ª – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Porto-PI (janeiro de 2004 até o momento);

Além de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Porto-PI, Pe Adão administrou por vários anos a Área Pastoral de São José, em Campo Largo do Piauí. Por falta de padres, também administrou a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em cidade de mesmo nome, do dia 13 outubro de 2019 até 30 de junho de 2020.

Pe. Adão foi, por muito tempo, membro do Conselho Presbiteral e também membro do Colégio de Consultores da Diocese Campo Maior. Exerceu ainda a função de assessor diocesano da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente é o padre referencial das pastorais para ações sócio-transformadoras.